O que identifica este modelo de teste como o Dino é o som do motor, ou melhor, a falta dele. O ronco claramente não soa tão agudo quanto o do motor de um F430, por exemplo.

O Dino clássico foi construído de 1968 a 1976 e foi batizado em homenagem ao filho de Enzo, Alfredino “Dino” Ferraro, que morreu em 1956, aos 24 anos, de distrofia muscular. Enquanto aquele modelo tinha um motor V6 logo atrás do motorista, o novo será equipado com um V8 de pouco mais de 400 cv. A Ferrari deve dar início à linha com um cupê, mas o Spider deve seguir pouco tempo depois. Há uma grande possibilidade de que o desenho venha da Pininfarina, com a ajuda do ex-chefe de design da Ferrari Frank Stephenson, que hoje comanda o Centro Stile, da Fiat.

O preço do Dino (que talvez nem se chame deste modo, mas é assim que ele vem sendo tratado pela imprensa mundial), na Europa, deve ficar em torno de € 100 mil a € 110 mil. Fontes indicam que será possível vender até 4.000 Dino anualmente assim que a produção do carro for aprovada. Vendas neste nível imediatamente dobrariam a produção anual da Ferrari e dariam à empresa um mercado completamente novo.

Rumores dão conta de que o Dino será fabricado pela Maserati, em Modena, uma cidade muito importante para a história da Ferrari, uma vez que é o local onde seu fundador, Enzo Ferrari, nasceu. Não é isso, entretanto, que levou a marca a delegar a produção do novo carro à sua controlada, mas sim os volumes que a Ferrari espera atingir com o novo modelo. Apesar de a marca italiana ainda se esforçar em negar o projeto, pode-se esperar por ele nas ruas em 2009. Uma prévia do carro, ou até sua versão final de produção em série, deve ser mostrada no Salão de Paris deste ano.

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